top of page

10 pontos importantes no cultivo de fitoplâncton:

Atualizado: 30 de jun. de 2023

Entenda pontos que contribuem para o sucesso do cultivo


celulas de fitoplancton no microscópio


O fitoplâncton compreende os organismos fotossintéticos que vivem na coluna d’água e servem como base da cadeia alimentar dos mares e oceanos. Acredita-se que o fitoplâncton chegue a ser responsável pela produção de mais de 60% do oxigênio da atmosfera.

Nos oceanos, o fitoplâncton é uma importante fonte alimentar para muitos animais, como tridacnas, corais moles, esponjas e principalmente para o zooplâncton, como por exemplo os copépodes e o krill. Várias espécies de microalgas são ricas em vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais, principalmente os ômega 3 (DHA e EPA).

Nos aquários, o fitoplâncton geralmente é escasso ou não está presente. Mesmo que alguns corais não se alimentem diretamente do fitoplâncton, eles irão se beneficiar de forma indireta, pois o fitoplâncton é a principal fonte alimentar para os copépodes e outros microcrustáceos e o seu uso contínuo favorece o crescimento da população de toda a microfauna do aquário, que por sua vez, irá servir de alimento para peixes e corais.

O fitoplâncton vivo ainda possui algumas vantagens sobre as pastas de microalgas, entre elas está a melhor aceitação pela microvida (sendo mais indicado para a alimentação de copépodes e rotíferos), capacidade de remover compostos nitrogenados do aquário (como amônia e nitrito) e a possibilidade de cultivo pelo aquarista, permitindo assim a manutenção de um maior volume de fitoplâncton para que seja dosado no aquário ou para utilização na etapa de larvicultura de peixes-palhaço.

O cultivo do fitoplancton envolve alguns cuidados. Citamos aqui 0 pontos de atenção no preparo desses cultivos.

  1. Seleção da espécie de microalga: Escolha a espécie de microalga adequada para o seu objetivo, levando em consideração as necessidades nutricionais dos organismos que serão alimentados.

  2. Preparação do meio de cultura: Prepare um meio de cultura adequado para as microalgas, contendo nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e oligoelementos. O meio de cultura pode ser adquirido pronto ou preparado de forma caseira.

  3. Esterilização do ambiente de cultivo: Para evitar contaminações, é importante a desinfecção da água e também dos utensílios utilizados.

  4. Inoculação: Adicione uma pequena quantidade da cultura-mãe de microalgas ao meio de cultivo previamente enriquecido com o fertilizante para iniciar o cultivo.

  5. Condições de cultivo: Mantenha as condições adequadas para o crescimento das microalgas, como temperatura, iluminação, pH e aeração. Monitore regularmente esses parâmetros.

  6. Fotoperíodo: Forneça um regime de luz adequado para as microalgas, simulando a iluminação natural em termos de intensidade e duração. Geralmente são utilizados ciclos de 12 a 24h de luz.

  7. Aeração: Garanta uma boa aeração do meio de cultura para fornecer oxigênio às microalgas e evitar a formação de áreas anaeróbias.

  8. Nutrição: Forneça os nutrientes necessários às microalgas conforme recomendado para a espécie específica que você está cultivando. Isso pode incluir a adição de fertilizantes ou outros compostos nutrientes.

  9. Monitoramento: Realize análises periódicas para monitorar a densidade celular, qualidade da água, pH e outros parâmetros relevantes. Isso ajudará a ajustar as condições de cultivo, se necessário. Depois de uma certa experiência é possível estimar algumas características do cultivo com base nos aspectos visuais da cultura.

  10. Colheita: Quando as microalgas atingirem o ponto de crescimento máximo, colha-as de acordo com o seu objetivo.

Além dos aspectos relacionados ao cultivo em si, é fundamental a aquisição de inóculos de qualidade produzidos por empresas especializadas. Aqui na LiveOceans nós produzimos microalgas em laboratório, sob condições de biosegurança e utilização de boas práticas de cultivo, entregando assim um produto de alta qualidade, com elevada concentração, livre de pragas e doenças.


Para saber mais, acompanhe nossos canais:



instagram: live_oceans


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментари

Оценено с 0 от 5 звезди.
Все още няма оценки

Добавяне на отзив
bottom of page